Se tornar um juiz é o sonho de muitos estudantes de Direito, não é mesmo? O advogado Francisco de Assis e Silva JBS vislumbra que essa é uma das profissões mais importantes dentro da esfera jurídica. Todavia, por ser requisitada, essa é uma das áreas que exige um grande número de requisitos para ser alcançada. Quer saber mais? Então, continue a leitura deste artigo!
Sobre a carreira de juiz
Ao escolher a graduação em Direito, um estudante pode escolher diferentes áreas. Isso porque, um dos grandes benefícios deste curso são as possibilidades de atuação oferecidas. Neste contexto, uma delas é a magistratura, a qual é responsável por buscar soluções para conflitos. Assim, ao se tornar um juiz, uma pessoa terá que lidar e resolver estas situações.
Funções realizadas por um juiz
Uma questão muito comum é com relação às funções desempenhadas por um juiz. Nesse sentido, saiba que de modo geral, a principal responsabilidade deste profissional será a de solucionar conflitos. Todavia, para além desta atividade, será do seu encargo também, definir punições e sentenças, participar de audiências, avaliar provas e documentações, entre outras. O Dr. Francisco de Assis e Silva JBS entende que todas essas ações são de grande importância.
Independente da atividade exercida é fundamental que um juiz seja imparcial em suas decisões, para que assim, elas sejam justas e éticas. Além disso, vale ressaltar que todas as soluções aplicadas devem estar em conformidade com as leis vigentes. Por isso, é essencial que este especialista tenha um conhecimento aprofundado nas legislações e códigos jurídicos.
Requisitos para seguir a magistratura
Agora que você entendeu sobre a carreira de juiz, uma dúvida que pode estar pairando na sua mente é com relação aos requisitos para seguir neste campo. Dessa forma, saiba que uma série de passos são necessários para que uma pessoa atue na magistratura. Além de realizar a graduação em Direito e possuir três anos de experiência, é preciso efetuar um concurso público. O renomado advogado Francisco de Assis e Silva JBS comenta que todas essas etapas são fundamentais.
Com relação ao concurso público, são realizadas quatro avaliações. Cada uma delas terá um caráter eliminatório. Desse modo, é imprescindível que as pessoas que desejam seguir neste campo conheçam essas provas e dediquem tempo estudando para elas. Assim, é interessante contar com o auxílio de profissionais e especialistas para conseguir melhores resultados.
Benefícios de se tornar um juiz
Por fim, vale ressaltar que apesar do percurso ser difícil, se tornar um juiz pode trazer grandes benefícios. Para o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS, essa é uma área promissora. Isso porque, dentre os pontos positivos estão a boa remuneração, a estabilidade, a segurança entre muitos outros. Sendo assim, para as pessoas que estão se formando em Direito, essa pode ser uma profissão interessante.